Cadeado TSA - O que é ? Precisa usar?



O que é TSA? 
Transportation Security Administration (TSA) é uma agência criada pelo governo dos Estados Unidos logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 com o objetivo de fortalecer a segurança no sistema de transporte aéreo.

Eles são os responsáveis pela verificação das malas. Durante o processo de verificação sua mala pode conter algum item que não seja visível para o sistema eletrônico ou que algo que os agentes da TSA necessitem analisar melhor o conteúdo dentro da mala para identificarem. Nesse caso, eles abrirão a mala para verificar, e é aí que entra o cadeado TSA na história.


Cadeado TSA
No caso de sua mala estiver trancada, e se seu cadeado for diferente do modelo TSA eles vão quebrar seu cadeado ou sua mala para verificar o conteúdo dentro da mala para fazer a inspeção.
Caso você tenha o cadeado TSA, eles possuem uma chave mestre que abrem todos os modelos desses cadeados, verificam sua mala, colocam um papel notificando que sua mala foi aberta por um dos agentes e sua mala e seu cadeado não sofrerão nenhum dano.

Quando sua mala é aberta eles deixam essa seguinte notificação:

Resumindo esta carta diz que para proteger você e os passageiros o TSA inspeciona todas as bagagens, e durante esse processo, algumas malas são abertas (se você encontrar essa cartinha na sua mala, você faz parte dessa estatística :] ) em busca de material suspeito. Se o agente não conseguir abrir sua mala porque está com cadeado, ele pode usar de força bruta para abri-la, e a TSA não se responsabiliza pelo dano causado. Uma vez que completa a inspeção, o agente retorna todos os itens da sua mala para a mesma.

Os cadeados variam de preços,  e possuem vários modelos diferentes: cadeado com chave, senha, cartão..
Eu sugiro que vocês comprem nos Estados Unidos que os preços variam entre $5-10 dólares, enquanto no Brasil o mais barato que eu já vi era em torno de $35 reais.  É bem fácil de encontrar em New York, lojas como CVS, Rite Aid, Century 21, Macy's vendem.

Para reconhecer o modelo TSA no cadeado é só procurar por esse símbolo (Travel Sentry) no cadeado:


Outra marca/modelo que também é compatível com a TSA é o safe skies que você pode reconhecer pela desenho de uma tocha:


Mais informações no site da TSA:
http://www.tsa.gov/traveler-information/baggage-locks
Empresas dos cadeados:
http://www.travelsentry.org/
http://www.safeskieslocks.com/index.php

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!
Isso com certeza evitará transtornos na viagem!

Muito bom Leandro. O blog está cada dia melhor!

Anônimo disse...

vale a pena saber isso apesar de eu ja saber vale pesquisar e ler mais! ajudou

Anônimo disse...

Mas esse cadeado funcionaria para países como Portugal por exemplo? eles fiscalizam as malas dos brasileiros como se fossemos terroristas, na minha mala quebraram o cadeado e as alcinhas do fecho. Perdi a mala pois não tinha mais como trancar a mala.

Anônimo disse...

Eu uso os lacres da sealbag! aumentam a eficiência do cadeado e fica mais claro em saber se a mala foi aberta ou não.
Já tive minha mala inspecionada e nem sempre esse aviso é colocado

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Vindo do Canadá recentemente, te minha mala aberta, mas não repuseram o cadeado,que era um TSA, e muito menos deixaram um comunicado. Graças a Deus não faltou nada na mala.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...