Cadeado TSA - O que é ? Precisa usar?



O que é TSA? 
Transportation Security Administration (TSA) é uma agência criada pelo governo dos Estados Unidos logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 com o objetivo de fortalecer a segurança no sistema de transporte aéreo.

Eles são os responsáveis pela verificação das malas. Durante o processo de verificação sua mala pode conter algum item que não seja visível para o sistema eletrônico ou que algo que os agentes da TSA necessitem analisar melhor o conteúdo dentro da mala para identificarem. Nesse caso, eles abrirão a mala para verificar, e é aí que entra o cadeado TSA na história.


Cadeado TSA
No caso de sua mala estiver trancada, e se seu cadeado for diferente do modelo TSA eles vão quebrar seu cadeado ou sua mala para verificar o conteúdo dentro da mala para fazer a inspeção.
Caso você tenha o cadeado TSA, eles possuem uma chave mestre que abrem todos os modelos desses cadeados, verificam sua mala, colocam um papel notificando que sua mala foi aberta por um dos agentes e sua mala e seu cadeado não sofrerão nenhum dano.

Quando sua mala é aberta eles deixam essa seguinte notificação:

Resumindo esta carta diz que para proteger você e os passageiros o TSA inspeciona todas as bagagens, e durante esse processo, algumas malas são abertas (se você encontrar essa cartinha na sua mala, você faz parte dessa estatística :] ) em busca de material suspeito. Se o agente não conseguir abrir sua mala porque está com cadeado, ele pode usar de força bruta para abri-la, e a TSA não se responsabiliza pelo dano causado. Uma vez que completa a inspeção, o agente retorna todos os itens da sua mala para a mesma.

Os cadeados variam de preços,  e possuem vários modelos diferentes: cadeado com chave, senha, cartão..
Eu sugiro que vocês comprem nos Estados Unidos que os preços variam entre $5-10 dólares, enquanto no Brasil o mais barato que eu já vi era em torno de $35 reais.  É bem fácil de encontrar em New York, lojas como CVS, Rite Aid, Century 21, Macy's vendem.

Para reconhecer o modelo TSA no cadeado é só procurar por esse símbolo (Travel Sentry) no cadeado:


Outra marca/modelo que também é compatível com a TSA é o safe skies que você pode reconhecer pela desenho de uma tocha:


Mais informações no site da TSA:
http://www.tsa.gov/traveler-information/baggage-locks
Empresas dos cadeados:
http://www.travelsentry.org/
http://www.safeskieslocks.com/index.php

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!
Isso com certeza evitará transtornos na viagem!

Muito bom Leandro. O blog está cada dia melhor!

Anônimo disse...

vale a pena saber isso apesar de eu ja saber vale pesquisar e ler mais! ajudou

Anônimo disse...

Mas esse cadeado funcionaria para países como Portugal por exemplo? eles fiscalizam as malas dos brasileiros como se fossemos terroristas, na minha mala quebraram o cadeado e as alcinhas do fecho. Perdi a mala pois não tinha mais como trancar a mala.

Anônimo disse...

Eu uso os lacres da sealbag! aumentam a eficiência do cadeado e fica mais claro em saber se a mala foi aberta ou não.
Já tive minha mala inspecionada e nem sempre esse aviso é colocado

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Vindo do Canadá recentemente, te minha mala aberta, mas não repuseram o cadeado,que era um TSA, e muito menos deixaram um comunicado. Graças a Deus não faltou nada na mala.

Unknown disse...

Sou vendedora de uma loja de malas que possuem cadeado Tsa.Gostei muito do blog,pois, agora posso informar os clientes corretamente.
Obrigada

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...