TOEFL - O que é e como funciona


No começo de 2011 eu fiz a prova do Toefl, e antes de me preparar para a prova eu procurei bastante sobre informações de número de questões, conteúdos e relatos sobre a prova que assusta muita gente, encontrei um material bem explicativo que vocês podem conferir abaixo:


O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é uma avaliação para medir a habilidade dos estrangeiros na língua inglesa em nível acadêmico. É um exame requerido para um estrangeiro ingressar nas universidades de língua inglesa, principalmente nos EUA.
Segundo a ETS, instituição proprietária do TOEFL e do TOEIC (ww w.ets.org), mais de 7500 faculdades requerem o TOEFL atualmente para atestar a fluência em inglês de seus futuros alunos estrangeiros.  
O TOEFL tem validade de 2 anos, depois disso caduca e o candidato tem que fazer um novo teste. Não existe uma pontuação em que se passa ou se roda no TOEFL. O TOEFL INTERNET-BASED TEST, que é a versão do TOEFL que vamos falar neste artigo, tem um score (pontuação) que vai de 0-120 e geralmente uma pontuação acima de 80 abre boas portas em diversas universidades.
O TOEFL é propriedade e administrado pela ETS (Educational Testing Service), que elabora as políticas do teste, calendários, centros de execução mundo afora, corrige, fiscaliza e emite os certificados. Mas o teste foi criado originalmente em 1964 pela CAL (Center for Applied Linguistics) e posteriormente adquirido pela ETS.
Atualmente mais de 25 milhões de pessoas já fizeram o TOEFL. É o teste mais popular que existe, um dos mais importantes e um dos pioneiros.
Existem mais de 4500 centros de execução do TOEFL no mundo, que são os locais onde se faz o TOEFL.
O TOEFL custa $ 185,00 dólares, e pode ser pago com cartão de crédito internacional (VISA, Master Card, American Express, Dinners, etc).
Com mais $ 35,00 dólares você pode adquirir um pacote de material de auto estudo para estudar em casa, mas há dezenas destes materiais disponíveis no Brasil nas grandes livrarias.

Clique aqui e baixe em arquivo PDF o TOEFL Destinations Directory, e veja as universidades e faculdades em mais de 130 países que aceitam ou exigem o TOEFL.

Vale ressaltar aqui, que o TOEFL, ou qualquer outro exame internacional, não é garantia de emprego ou de ingresso na universidade fora do país, serve apenas para provar se um candidato tem ou não fluência no idioma. O TOEFL não tem a mesma importância de um diploma acadêmico, mas com certeza é valorizado, caso o candidato obtenha um alto score (pontuação).
Clique aqui e acesse o site da ETS.
São 3 as versões do TOEFL:
- INTERNET-BASED-TEST (IBT)
- PAPER-BASED-TEST (PBT)
- COMPUTER-BASED-TEST (CBT)

Vamos nos concentrar no IBT, que é a versão que vem sendo implantada e substituindo as versões mais antigas desde 2005.
O IBT vem aos poucos substituindo o PBT. A substituição começou em fases pelos Estados Unidos, Canada, Itália, Alemanha e França, e depois se espalhou pelo resto do mundo a partir de 2006, já com os centros executores do teste devidamente adaptados.
O CBT parou de ser utilizado em 2006.
O PBT ainda é utilizado em algumas áreas, mas a grosso modo, a versão que você vai prestar é a IBT.
No Brasil é possível ainda fazer as 2 versões do exame, a IBT e a CBT.
No passado era normal depois de feita a inscrição e pagar as taxas, ainda levar meses até a data do teste.
Hoje é possível fazer o teste em poucas semanas depois da inscrição na maioria dos países.
No Brasil, nas grandes cidades, há testes do TOEFL acontecendo praticamente 2 vezes por mês.
O TOEFL IBT leva 4 horas para ser feito é não é permitido conversar durante o teste, mas é permitido usar bloco de notas.
Veja a estrutura do TOEFL IBT, comentaremos a seguir:




O TOEFL IBT é dividido em 4 seções
que avaliam diferentes habilidades do candidato.
São elas:
- Reading (você faz a leitura das passagens – diálogos e  pequenos textos extraídos de material acadêmico e interpreta, responde as perguntas, escolhe a alternativa correta).
Vale 30 pontos de score.
- Listening (você ouve as passagens – na maioria diálogos acadêmicos envolvendo 2 falantes, e responde as perguntas, escolhe a alternativa correta).
Vale 30 pontos de score.
- Speaking (você conversa em inglês. Esta seção avalia a capacidade do candidato em falar inglês espontaneamente, claramente e com coerência com assuntos relacionados ao universo acadêmico, extraídos de palestras, artigos universitários, revistas,etc).
Vale 30 pontos de score.
- Writing (você escreve em inglês, esta seção avalia a capacidade do candidato em escrever em inglês usando tópicos acadêmicos. O candidato lê passagens e ouve antes de escrever sobre o assunto em questão. Avalia-se a gramática, o uso do vocabulário, a concordância, etc).
Vale 30 pontos de score.

Total do score: 120 pontos.

O tempo total de duração do teste é de 4 horas. Divididos em 2 blocos.
- Bloco 1 (aproximadamente 3 horas) Reading / Listening.
- Bloco 2 (Aproximadamente 1 horas) Speaking / Writing.

Há um intervalo entre um bloco e outro.

O aluno candidato a prestar o TOEFL, ou qualquer outro exame, deve é claro se preparar e bem para os testes, adquirindo material extra do exame e fazendo os exames simulados várias vezes. Há vários testes na internet além do simulado do TOEFL, selecionamos um aqui, para você testar os seus conhecimento.

Clique aqui e faça o teste (tempo estimado: 2 horas)

Há universidades americanas que exigem um score de 100 pontos no TOEFL como um dos critérios de admissão do aluno estrangeiro, outras 61,70,80, etc. Informe-se no site da instituição qual pontuação ela exige. Mas lembre-se: o TOEFL é apenas um dos vários critérios de admissão. Quem obtém 100 pontos no TOEFL não quer dizer que será aceito em qualquer universidade que ele queira.
Segue abaixo os passos para se inscrever para o TOEFL no Brasil:
Se não estiver seguro, peça para seu english teacher te ajudar.
- Acesse o site do exame (www.ets.org/toefl).
- Vá até o link: TAKE THE TOEFL IBT TEST e faça o seu registro, preenchendo formulários, efetuando o pagamento da taxa, escolhendo cidade e data do teste, criando login e senha para consultas posteriores. O teste custa $ 185,00 dólares e os $ 35,00 dólares do material para estudo e consulta é opcional.

Há links interessantes, que devem ser lidos com atenção.
- ABOUT THE TEST informações gerais do propósito do teste.
- REGISTER FOR THE TEST outro link para fazer o registro.
- TEST CENTERS AND DATES locais e datas das provas em todo o mundo.
- PREPARE FOR THE TEST material didático (livros, CDs, DVDs), exames simulados para compra. Há material para estudo online e para estudo tradicional. O preço varia entre $ 35,00 e $ 200,00 dólares, mas repetimos que você pode achar material similar em qualquer grande livraria no Brasil. Também há testes gratuitos online na web.
- ON TEST DAY qual documentação apresentar no dia do teste no centro executor que você escolheu.
- SCORES como é dividido e composto a pontuação do teste.
- TEST TAKERS WITH DISABILITIES AND HEALTH-RELATED-NEEDS informações para portadores de necessidades especiais que farão o teste.

Existem muitas informações relevantes e importantíssimas na pagina web do teste, leia com atenção, tire suas dúvidas com um professor de inglês ou aluno que já fez o teste, ou peça orientação na própria escola onde você estuda inglês.
Se prepare bem para o teste, faça o máximo de simulados possíveis, agende com inteligência a data do seu teste TOEFL, vá com confiança e boa sorte!
Em breve vamos também falar do TOEIC, teste voltado para o inglês em nível de mercado de trabalho (business) também administrado pela ETS.
Fonte das informações: www.ets.org e http://www.bewise.com.br/

4 comentários:

Ana Cecília disse...

Muito útil o post, obrigada!

Anônimo disse...

Poxa man, valeu aí!!!! Ajudou e muito esse post. Vou olhar com calma todos os seus posts.

Vou me preparar de fevereiro agora até fevereiro do ano que vem para fazer o TOEFL...Pretendo usar a nota no Ciência sem Fronteiras.

Anônimo disse...

Muito útil, obrigada!

Anônimo disse...

Gostei muito desse topico amigo, abraço

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...