Visita de Obama ao Brasil





O grande momento da visita do presidente americano, Barack Obama, à América Latina já tem data e local marcados: no próximo Domingo, no Rio de Janeiro, onde ele fará um discurso aberto aos brasileiros num megaevento público que contará até com show musical.
A própria Embaixada dos Estados Unidos no Brasil exaltou o evento neste domingo por meio de mensagens postadas no Twitter, ressaltando que a fala de Obama será um “evento aberto e gratuito” no Rio.
Até então, havia especulações de que o grande discurso de Obama nessa viagem, que começa no dia 19 com sua chegada a Brasília (DF), poderia ser feito no Chile. O presidente americano fica no Brasil até o dia 20, quando estará no Rio, e, em seguida, vai para o Chile e El Salvador.

Encontro direcionado “ao povo brasileiro”
Em nota publicada neste domingo à noite, a embaixada americana informou que “Obama fará um discurso no Rio de Janeiro, no domingo, 20 de março de 2011. O evento será aberto ao público e é direcionado a todo o povo brasileiro.
Palco de grandes manifestações políticas do Rio como a Passeata dos 100 mil em 1968, a Cinelândia é o local mais cotado pela assessoria do presidente Obama a para o pronunciamento.

O plano discutido com autoridades da União, Estado e o município é que Obama fale no próximo domingo em frente ao Theatro Municipal cercado por um esquema de segurança que deverá levar a alterações no tráfego do Centro. No último sábado, agentes do Serviço Secreto dos EUA estiveram na região fazendo um conhecimento prévio do lugar. A declaração na Cinelândia deve se dar após o presidente visitar uma favela incluída no projeto de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). O mais provável é que a visita seja mesmo a Cidade de Deus por se tratar e uma comunidade plana cuja segurança é mais fácil de ser planejada do que em uma comunidade localizada em encosta como a Favela Santa Marta, em Botafogo.

Segundo uma fonte ouvida pelo GLOBO, Obama deve chegar ao Rio na noite de sábado só deixando a cidade na segunda pela manhã. Ele ficaria em um hotel da Zona Sul com a mulher Michelle e as filhas Malia e Sasha que devem ter agendas paralelas na cidade

Obama fará o que é conhecido como Major International Speak - uma declaração sobre temas da atualidade. Em junho de 2009, num discurso na Universidade do Cairo, o presidente propôs mudanças nas relações entre os Estados Unidos e o mundo islâmico, mas sem oferecer alternativas para acabar com o conflito árabe-israelense.

Outro pronunciamento do gênero ocorreu em abril do mesmo ano em Praga, capital da República Checa. O discurso foi na praça Hradcani. Obama propôs medidas para reduzir e em um futuro eliminar os arsenais nucleares, deter a proliferação de armas nucleares em mais países e impedir que os terroristas adquiram armas ou materiais nucleares.

No Twitter, tem até “wallpaper” oficial da visita, conforme figura acima.

Na página do Twitter da Embaixada americana no Brasil neste domingo havia também algumas publicações que deixavam claro o entusiasmo com a visita de Obama ao país. Em uma delas, as pessoas poderiam baixar o “wallpaper” oficial da visita do líder americano, com sua foto à frente de desenhos com o perfil do Congresso Nacional e da estátua do Cristo Redentor no Rio. Obama sempre mostrou publicamente simpatia pelo Brasil, reconhecendo que o país tem ganhado importância política e econômica no mundo.


Fonte: http://www.amuvuca.com/2011/03/obama-chegando-ao-brasil.html#ixzz1Gk5ksiKw

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...