Obama anuncia plano para facilitar visto para brasileiros


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira (19/01) uma ordem executiva para aumentar em 40% a capacidade de atendimento para a concessão de vistos em seus consulados no Brasil e na China em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo.
O cenário escolhido para o anúncio, o parque Magic Kingdom, da Disney, não poderia ter sido mais apropriado. No ano passado, a embaixada e os consulados dos EUA emitiram quase um milhão de vistos para brasileiros. A intensa procura pelo visto tem provocado fila de meses. Nesta quinta, a próxima data disponível para o pedido de visto em São Paulo, por exemplo, é apenas para 4 de abril.
As solicitações de vistos para os Estados Unidos tramitadas no Brasil aumentaram 42% em 2011 e o governo de Obama calcula que para 2016 as viagens dos brasileiros ao país terão aumentado 274% com relação a 2010.
Para fazer frente a essa demanda, o Departamento de Estado quer se certificar que 80% dos solicitantes de vistos de turista no Brasil e na China possam ser submetidos à entrevista nas três semanas seguintes ao recebimento do pedido. Além disso, trabalhará para expandir o programa que exime os visitantes da necessidade de um visto e ampliar a duração permitida de sua estadia nos EUA.
Tanto no Brasil como na China será iniciado um programa piloto para processar as solicitações de visto, que inclui a possibilidade de prescindir de entrevistas para os viajantes considerados "de baixo risco", como os que estejam tentando renovar seu visto de não imigrante. No caso do Brasil, é previsto também que "os jovens ou aqueles que solicitem o visto pela primeira vez" possam viajar sem entrevista prévia , segundo o comunicado.

Fila de meses
Não é à toa que o presidente Obama anunciou tais medidas nesta quinta-feira. A espera para tirar o visto no Brasil tem chegado a três meses em alguns casos. Para tentar melhorar a situação, o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo chegou inclusive a fazer neste mês um mutirão, com 2.100 vagas extras para solicitantes. Segundo o consulado, até abril, serão realizados aproximadamente doze mutirões na embaixada e nos consulados de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. 
Em 2011, a embaixada e os consulados dos EUA emitiram quase um milhão de vistos para brasileiros, um aumento de 57% sobre o volume de 2010. O crescimento estimado para 2012 é de 30%.

Milhões em compras
O Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos Estados Unidos. A expectativa é que 1,5 milhão de brasileiros tenham visitado os EUA até o final de 2011, superando o recorde de 1,2 milhão de 2010.
Os brasileiros ocupam hoje a terceira posição na lista de turistas que mais gastam nos Estados Unidos, atrás apenas de britânicos e japoneses, de acordo com o Departamento de Comércio. Considerando somente os gastos em Nova York e na Flórida, os brasileiros ocupam o topo do ranking. Desde 2003, eles aumentaram suas despesas nos EUA em 250%, o que os levou a escalar quatro colocações no ranking, deixando para trás franceses, australianos, sul-coreanos e alemães. A valorização do real e o aumento dos preços dentro do país são alguns dos motivos que geraram esse aumento.


Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI290184-16367,00.html

Category:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...